Olá, tudo bem?!

A comunidade de TI é maravilhosa, muitos profissionais trocando conhecimento e informações, comumente também utilizamos dessa rede para pedir auxílio em algum problema que estamos enfrentando e a comunidade é maravilhosa nesse ponto, a colaboração é fantástica.

Entretanto é comum depararmos com um grande problema pessoas pedindo ajuda, porém não sabem como fazer ou pedindo de forma muito ruim, para exemplificar situações em que eu já presenciei e vivencie.

Principais pontos negativos encontrados

  • Textos muito genéricos.
  • Não mencionar o que já fez para tentar resolver o problema.
  • Não inserir código fonte.
    • Para esse item eu entendo pois, como o código é de propriedade da empresa, em muitos casos não se pode fazer isso, porém pode-se gerar um case isolando as regras de negócio.
  • A pessoa que pede ajuda, faz transparecer que é de obrigação da comunidade resolver o mesmo.
  • Cobrança pela resolução do problema.
  • Falta de respeito.
    • Tal ponto nem preciso explanar é básico, respeito é algo que já devemos ter para com todos sem exceção.

Os itens acima são apenas alguns dos pontos que deparamos convivendo nas comunidades. Com isso gostaria de expor minha opinião antes da sugestão de como pedir ajuda.

  1. Comunidade não é obrigado a ajudar, ajudam porque gostam e querem fazer.
  2. Quando se expõem um problema sem explicar em detalhes, fica praticamente impossível resolver, pois quem está de fora tem que imaginar o cenário em que levou ao erro.
  3. Não fique cobrando a resolução lembre-se, quem está lhe ajudando tem sua vida, rotina, trabalho, família e amigos. A pessoa ao qual está dedicando um tempo da vida dela em lhe ajudar, onde a mesma não é obrigado a fazer, está deixando de fazer outras coisas como ficar com a família e amigos para lhe ajudar e isso é um gesto muito bacana.

Sugestão para pedir ajuda

Abaixo segue um “template” para auxiliar na hora de pedir ajuda, acredito que seguindo irá aumentar e muito sua chance de sucesso em obter ajuda.

Apresente-se

  • Inicie se apresentando, seu nome, e o que está buscando.

Detalhe o problema que está enfrentando

  • Detalhe todo o problema que está enfrentando, coloque a tecnologia que está usando, sua versão, framework, arquitetura, sistema operacional.
  • Nesse ponto, pode-se inserir código, prints, vídeo, link para gist e todo material visual disponível para auxiliar no detalhamento do problema.
  • Todas essas informações são importantes para auxiliar na ambientação do problema.

Explique suas tentativas para resolução.

  • Detalhe como pesquisou a resolução do problema, coloque os links que encontrou porém não obteve sucesso. Isso  demonstra que você dedicou tempo para a resolução e não terceirizou para a comunidade.

Agradecimento

  • Agradeça pela atenção de todos que estão na comunidade, é importante a cordialidade.

Considerações finais

Os pontos mencionados acima é uma maneira de pedir ajuda em qualquer meio GitHub, Slack, Forum etc.

Espero ter ajudado, não é foco deste post dar lição de moral, apenas ser uma abordagem direta para auxiliar e melhorar a comunicação dentro das comunidades.

Comunicação é uma ferramenta muito poderosa, porém se utilizada de forma inapropriada se tornará um grande problema. Aprenda a se comunicar, a tecnologia cresce em ritmo alucinante, com a ajuda das comunidades acompanhar esse ritmo é melhorado.

Tem alguma sugestão, por favor mande um comentário e vamos dialogar mais sobre o tema e com isso gerar cada vez mais conteúdo.

Obrigado pela atenção e sucesso em seus projetos!