Gostaria de bater um papo sobre uma pergunta bem interessante.

“Como programador, sou obrigado a usar Linux?“

Obrigado não, porém, saber Linux lhe ajudará e muito em sua carreira. 😉

Linux está muito ligado ao desenvolvimento de software, e podemos afirmar que, hoje em dia, está muito mais fácil utilizá-lo. Mesmo você utilizando Windows em sua máquina, pode recorrer ao WSL (Linux no Windows).

Lista das distribuições Linux na loja de aplicativos do Windows.

Para determinadas atividades que deseja desempenhar, de fato o Windows se mostrará mais prático como jogos, alguns softwares como Photohop e etc.

Por muito tempo, no início da minha carreira, tive medo do Linux, muito por desconhecimento, até que um belo dia quebrei essa barreira e comecei a utilizar, isso faz uns 10 anos.

Usei várias distribuições ao longo desses anos como o Ubuntu, Linux Mint, Zorin OS, Pop_OS, Manjaro e Fedora.

Gosto bastante do Fedora, sendo ela a distro que uso atualmente.

distros linux, logos Fedora, linux mint e ubuntu.

No início foi desafiador, quebrei diversas vezes as instalações por fazer algo errado, tendo que formatar a máquia hahaha. Com o tempo e conhecimento tudo foi ficando mais fácil.

Muitas linguagens de programação e ferramentas tem seu funcionamento melhor e mais fácil em um ambiente Linux, ao hospedar um sistema, site ou qualquer contato com servidor é muito comum, e provável, que esse servidor rode algum sabor de Linux, até mesmo por questões financeiras de licença.

Corredor de um data center, mostrando os servidores.

Fato também, quando comecei a usar Linux, me aproximei de comunidades, aprendi muita coisa e isso é algo fantástico!

Em resumo, como disse, não é obrigatório, mas lhe trará um leque de possibilidades tão grande, que trará muitas vantagens para a sua carreira.

Minhas ferramentas do meu dia a dia são praticamente multiplataforma, ajudando muito quando preciso usar Windows, sim, eu tenho uma máquina com Windows também hahahaha. Hoje em dia, para mim, S.O. é, e sempre deveria ser, uma ferramenta que me auxilia no meu dia a dia, no qual prefiro Linux.

Pretendo gerar mais conteúdos sobre Linux, mas vou listar algumas das ferramentas que uso e que são multiplataformas;

  • Docker;
  • VSCode;
  • Sublime;
  • Beekeeper Studio;
  • Mailspring;
  • Draw.io (instalado);
  • Chrome;
  • Firefox;
  • Terminal (no Windows é WSL);

Outro questionamento que pode estar pairando em sua mente.

Nunca usei nenhuma distribuição Linux, devo então formatar meu computador!

Não necessariamente, comece instalando em uma máquina virtual, ou instale e configure o WSL, vá mexendo e explorando, com o tempo vai se familiarizando.

Uma ótima fonte de conteúdo, que recomento fortemente, é o blog do DioLinux, ele e sua equipe vem fazendo um excelente trabalho há anos, trazendo muito conteúdo sobre Linux.

Meu workflow é muito pensado e voltado para as praticidades do Linux, em específico com a interface Gnome, toda vez que preciso formatar o computador já tenho tudo pré-definido, fácil de configurar, instalar e usar.

interface do gnome

Gostaria de fazer uma provocação para você refletir e deixar nos comentários.

“Sou forçado a usar e gostar do Linux?”

Vou deixar minha visão. Não, de maneira alguma! Porém, umas das grandes maravilhas de sermos programadores é poder usar diversas e diferentes ferramentas.

Permita-se explorar, testar e chegar a suas conclusões. Sempre teremos ferramentas que preferimos, resolvendo determinado problema melhor, e com isso vamos construindo a nossa caixa de ferramentas.

Programação é minha profissão e desempenho com muita seriedade, afinco e amor. Permito-me divertir, experimentando novas tecnologias, ferramentas, aprender mais e conhecer pessoas bacanas nessa trajetória.

Espero que tenha apreciado esse conversa, convido e incentivo você a usar o espaço de comentários, para assim continuarmos nossa conversa.

Sucesso em seus projetos!